terça-feira, 1 de junho de 2010

Não emplacou

Triste fim teve o último console da Sega, o Dreamcast. O sistema foi lançado no Japão em 1998 e depois mostrou as caras nos Estados Unidos. Resultados: recordes de vendas no lançamento, 150.000 unidades vendidas em três dias nas terras nipônicas e 300.000 nos EUA. Tudo ia muito bem para um início.
Começa então a derrocada. A Sega não se preparou devidamente para atender a demanda, o que ocasionou a falta do produto por algum tempo no mercado e isso gerou um certo desinteresse. Além disso, existia um fantasma que vinha assombrando o Dreamcast, o nome dele: Playstation 2. A data de lançamento do novo console da Sony estava prevista para 2000.
O objetivo da Sega era então ganhar força até o lançamento do gigante da Sony. Desta maneira apostaram todas as fichas no Dreamcast. E pode-se dizer que conseguiram acertar na fórmula. O console era excelente e o melhor da época, com jogos que chamavam a atenção como Sonic, Crazy Taxi e o incrível Shenmue. Ainda contava com o apoio total da Capcom.
Mesmo com toda a qualidade, não foi suficiente para atingir expectativas da empresa japonesa. A rede de jogos on-line demorou para aparecer e os adaptadores de banda larga eram praticamente inexistentes. A parceria com a Microsoft não rendeu e a Sega deu de cara com a mesma decepção do Sega Saturn.
A crise foi se agravando. Começou a faltar apoio devido às baixas vendas de jogos, os jogadores ao redor do mundo não deram credibilidade ao video-game e se renderam aos charmes do PS2. A empresa lançava bons títulos mas não tinha condições de investir em propagandas.
Foram tomadas medidas na tentativa de se obter lucros, como as conversões de jogos para outras plataformas. Falha épica, já que os jogos já haviam sido lançados meses atrás e o poder de vendas já estava esgotado.
A Sega foi tentando, mas não teve jeito. Chegou o ponto em que o Playstation 2 alcançou uma liderança absurda de vendas, deixando o Dreamcast no chinelo. Conclusão: o aparelho morreu em 2001.
Hoje a Sega se dedica apenas na produção de jogos para diversos consoles.

Seu passado lhe condena

Existe aquele ditado popular: “O seu passado lhe condena”. Ele pode ser muito bem usado para explicar a falha do Dreamcast.
No início do anos 90, o Sega Saturn estava pronto para ser o melhor video-game 2D de todos os tempos. Até que… surge o Playstation, usando a tecnologia 3D. Isso forçou a Sega a lutar por novidades também.
A estrutura arcaica do Sega Saturn dificultava o trabalho dos programadores da época, o que atrapalhava o lançamento de jogos.
Além disso, a publicidade da Sega nos Estados Unidos e na Europa não foi das melhores, fazendo com que o console ficasse atrás do Nintendo 64 e do Playstation.
O lançamento do console foi prematuro, na tentativa de dominar o mercado, e ai está mais uma falha épica! A Sony teve um tempo a mais para pensar em novas estratégias de lançamento do Playstation.
A Sega ainda tentou tapar alguns buracos com edições especiais do aparelho, mas não deu mesmo.
O sucesso do Saturn apenas no Japão não foi suficiente e o fracasso comercial causou uma perda de alguns dólares para a Sega.
Motivos não faltam parar notar que a própria Sega foi a principal responsável pela morte do ótimo Dreamcast.
Não adianta, não existem maneiras de escapar de um passado sombrio, não é mesmo?

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